EPIDEMIOLOGIA


A Giardia lamblia, um protozoário flagelado, em forma de cisto e trofozoíto, sendo que o cisto é o causador da infecção e está presente no ambiente. O modo de transmissão é o fecal-oral, ou seja, o indivíduo sadio ingere os cistos presentes nas mãos contaminadas, desta forma a contaminação ocorre diretamente. Dessa forma, escolha abaixo a resposta correta sobre a Giardíase.

 


O período de incubação para essa doença é em média de 60 dias.


É uma doença de notificação compulsória internacional.


O protozoário se instala no intestino delgado humano e é responsável por causar diarreia com presença de sangue oculto nas fezes e períodos de constipação.


Os animais domésticos (como cães e gatos) são os únicos reservatórios da doença.


A contaminação indireta da Giardíase ocorre por meio da ingestão de água ou de alimentos contaminados por fezes.

Os mosquitos da família Culicidae, gênero Aedes e subgênero Stegomyia são os vetores responsáveis pela transmissão da dengue, chikungunya e Zika. O mosquito Aedes aegypti é o principal vetor que está envolvido na transmissão da Dengue, da Chikungunya e da Zika. No Brasil esse mosquito é encontrado, principalmente nas áreas urbanas, em estações mais quentes e em períodos mais chuvosos. Com os seus conhecimentos adquiridos sobre a Dengue, Chikungunya e Zika, analise Apenas as assertivas a seguir e assinale a resposta verdadeira.

 


A dengue é uma doença endêmica no Basil desde a década de 1980, enquanto os vírus da Chikungunya e da Zika foram introduzidos no Brasil em 2014 e 2015, respctivamente.


A Chikungunya e a Zika são doenças que levam a microcefalia congênita de crianças nascidas de mães que tiveram essas doenças durante a gestação.


A notificação compulsória é obrigatória apenas em casos suspeitos ou confirmados de Zika em gestantes.


Os casos de Dengue, Chikungunya e Zika ocorrem exclusivamente durante o verão no hemisfério sul.


Os arbovírus são qualquer vírus que pode ser transmitido ao homem, ou a outros animais, e ocorre por meio da ingestão de água com larvas do mosquito do Aedes aegypti.

O risco de óbito, para as crianças que não completaram um ano de vida, é medido pelo coeficiente de mortalidade infantil. Essas crianças são sensíveis às condições de saúde e socioeconômicas em que estão inseridas, portanto, as más condições de higiene e a falta de elementos nutricionais influenciam diretamente nos índices de mortalidade infantil.

A respeito da transição epidemiológica da mortalidade infantil ocorrida entre 1980 a 2008, podemos destacar as seguintes considerações abaixo.

I-    A mortalidade infantil decresceu consideravelmente no Brasil entre as décadas de 1980 e 1990, porém, voltou a aumentar a partir de 2010. 
II-    A mortalidade infantil ocorre principalmente em regiões com maiores índices de desenvolvimento urbano devido a industrialização dessas áreas e a crescente poluição do ambiente, sendo a maioria das mortes em decorrência de problemas respiratórios.
III-    A mortalidade infantil, em crianças menores de 1 anos de vida, foi de 59,3% de óbitos no ano de 1980 e, cinco anos após, essa taxa foi de 54,8%.
IV-    As principais causas para a mortalidade infantil, na década de 1980, eram devido às doenças infecciosas e parasitárias, problemas nutricionais e metabólicos, doenças do aparelho respiratório.

 

Assinale abaixo a alternativa que contém a resposta correta.

 

 


As assertivas III e IV são verdadeiras.


As assertivas I e II são verdadeiras.


As assertivas I, II e IV são verdadeiras.


As assertivas II, III e IV são verdadeiras.


As assertivas II e III são verdadeiras.

Considerando o exposto no CAPÍTULO 2 do livro base da disciplina Epidemiologia e, no que diz respeito à Transição Epidemiológica, assinale a frase CORRETA:
 


A transição epidemiológica refere-se às modificações dos padrões de morbidade que caracterizam as populações, independente de transformações demográficas, sociais ou econômicas.


Pode-se dizer que a transição epidemiológica sofre influência de apenas um fator: mudanças associadas à estrutura sanitária da sociedade.


A transição epidemiológica engloba duas mudanças: substituição das doenças não-transmissíveis por doenças transmissíveis e deslocamento da carga de morbimortalidade dos grupos mais idosos aos grupos mais jovens.


O envelhecimento da população e a melhoria de sua qualidade de vida está diretamente relacionado aos investimentos sociais no Brasil.


O conceito de transição epidemiológica surgiu a partir da teoria da transição demográfica e refere-se às mudanças dos padrões de saúde e doença relacionadas aos fatores sociais, econômicos e demográficos.

Considerando o exposto no CAPÍTULO 2 do livro base da disciplina Epidemiologia e, no que diz respeito à Transição Epidemiológica, assinale a frase CORRETA:
 


A proporção de trabalhadores de baixa renda em uma população está relacionada com a baixa prevalência da hipertensão arterial no Brasil.


Há poucas diferenças quando comparamos a prevalência de doenças infecciosas em regiões com infraestrutura precária com aquelas de desenvolvimento econômico diferenciado.


O Brasil se encontra no estágio 3 da transição epidemiológica, ocorrendo de forma uniforme nos estados e regiões.


À medida que o acesso aos cuidados com o câncer aumenta e os tratamentos melhoram, não se observa ainda a redução da mortalidade por câncer.


Em alguns países de renda per capta mais alta pode-se observar, na população sobrevivente, um aumento tanto nos índices de prevalência como nos índices de incapacidade por câncer. 

John Snow, médico londrino, é considerado o fundador da epidemiologia moderna, pois, em seu trabalho, ele mostrou claramente a relação entre ingestão da água contaminada e as mortes por cólera. Entre 1848 a 1854, John Snow fez o levantamento dos indivíduos cuja a causa da morte foi por cólera e o local onde viviam em Londres. Ele estabeleceu uma relação entre as mortes ocorridas naquele período e o consumo de água fornecida pelas companhias de abastecimento daquela região por meio da construção de um mapa.

A partir da constatação de Snow temos a seguinte tabela abaixo.

(BONITA; BEAGLEHOLE; KJELLSTRÖM, 2010, p. 2).

 

Analise os dados da tabela acima, leia as assertivas de I a V a seguir e determine quais assertivas são verdadeiras. Após a sua análise, assinale a alternativa que contém a resposta correta.

 

I-    Os dados, demostraram que, a contaminação da água abastecida pela companhia Lambeth aos londrinos foi responsável pelo grande número de mortes devido ao cólera e, que superou o número de mortes por cólera em decorrência do abastecimento de água fornecida por outras companhias.

 

II-     Os indivíduos susceptíveis, que beberam água contaminada por cólera, tiveram a infecção e em seguida se curaram, devido a esse fato, a taxa de mortalidade dos indivíduos que beberam a água fornecida pela companhia de abastecimento Lambeth tiveram a taxa de mortalidade menor.

 

III-    Os indivíduos que receberam água distribuída pela companhia Southwark beberam água contaminada com o vírus da cólera.

 

IV-    A taxa de mortalidade por cólera de 5.0 obtida pela companhia de fornecimento de água Southwark e a taxa de mortalidade de 0.9 recebida pela companhia Lambeth demostram que as mortes ocorridas em Londres por cólera não estavam associadas ao fornecimento de água.

 

V-    As 844 mortes por cólera ocorridas nos locais que receberam água fornecida pela companhia Southwark demonstraram uma clara evidência de relação entre causa e efeito, ou seja, em cada grupo de 1000 indivíduos que receberam água contaminada e adoeceram, cinco deles morreram devido a doença. 


 

 


Apenas as assertivas III e V estão corretas.


Apenas as assertivas I e IV estão corretas.


Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.


Apenas as assertivas I, III e V estão corretas.


Apenas as assertivas II e V estão corretas.

A partir do século XX, observa-se uma mudança no perfil epidemiológico mundial. As doenças infecciosas deixaram de ser a principal causa de morte na população e as pessoas passaram a viver por mais tempo. Essa transição no perfil epidemiológico mundial ocorreu devido aos seguintes fatos:

Analise as assertivas abaixo e, em seguida assinale a alternativa que contém a resposta correta...

    I-    A população começou a ter acesso aos medicamentos, principalmente os antibióticos, que permitiam, na maioria das vezes, a cura para as doenças infecciosas.
    II-    As condições sanitárias da população mundial permaneceram inalteradas durante todo o século XX.
    III-   A população passou a ser imunizada e, por meio das vacinas, as pessoas passaram a se prevenir contra diversas doenças infecciosas que eram causas de morbidades e de mortes.
    IV-    Os índices de morbidade das doenças crônicas, tais como, das cardíacas e oncológicas (câncer), permaneceram estáveis durante a mudança no perfil epidemiológico da população.
     V-    Aumento dos índices de mortalidade devido às doenças de origem genética, contudo, com a terapia e aconselhamento genético, houve uma redução do número de casos dessas doenças.


Assinale abaixo a alternativa que corresponde à resposta correta...
 


Apenas as assertivas I e IV estão corretas.


Apenas as assertivas II e V estão corretas.


Apenas as assertivas I, III e V estão corretas.


Apenas as assertivas I e III estão corretas.


Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.

No período pré-patogênico, temos o início da interação entre os fatores que são causadores das doenças. Dependendo do grau dos fatores de risco presentes e da relação entre os condicionantes sociais, ambientais e o próprio homem, iremos encontrar as condições favoráveis que irão culminar na aquisição das doenças pelo ser humano.
O período patogênico caracteriza-se pelo o surgimento da doença propriamente dita e consiste em três fases: a subclínica, a prodrômica e a clínica.
Nesse sentido, torna-se importante a prevenção das doenças e, dependendo do período em que a evolução da doença se encontra, teremos três níveis de prevenção.

Assinale a alternativa abaixo que contempla corretamente o nível de prevenção e a ação adotada:
 


A vacinação das pessoas contra as doenças imunopreviníveis faz parte das ações de promoção da saúde a nível de prevenção secundária.
A fisioterapia e a terapia ocupacional têm como objetivo reduzir os danos provocados pelas doenças e são classificadas como ações de prevenção secundárias.
As ações de busca ativa dos casos suspeitos são ações realizadas no período pré-patogênico a nível de prevenção terciária.
Os exames periódicos, realizado pelos serviços de medicina das empresas, visam diagnosticar precocemente as doenças ocupacionais e estão classificados como proteção específica e são realizadas no período pré-patogênico.  
A busca ativa dos casos suspeitos são ações de prevenção adotadas a nível de prevenção secundária e tem como objetivo realizar o diagnóstico da doença o mais breve possível.

Considerando o exposto no CAPÍTULO 6 do livro de Epidemiologia – no que diz respeito às doenças de notificação compulsória, assinale abaixo a frase correta...
 


As doenças sujeitas ao Regulamento Sanitário Internacional fazem parte de algumas listas dos países membros da Organização Mundial de Saúde
Um dos objetivos das listas de doenças de notificação compulsória estaduais e/ou municipais é o fortalecimento dos sistemas locais de vigilância epidemiológica.
Caso algum Estado ou município decida complementar a lista nacional de doenças de notificação compulsória deve solicitar anuência ao Ministério da Saúde, e esse à Organização Mundial de Saúde
O Regulamento Sanitário Internacional determina que sejam de notificação compulsória, em todos os países, as seguintes doenças: malária, hanseníase, tuberculose e meningites
Estados e municípios não podem elaborar listas de doenças de notificação compulsória, pois as mesmas são definidas pelo Ministério da Saúde

Considerando o exposto no CAPÍTULO 6 do livro de Epidemiologia – no que diz respeito à Vigilância Epidemiológica, assinale abaixo a frase correta...
 


Apenas profissionais de saúde do setor público das Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde podem notificar o Ministério da Saúde sobre a ocorrência de agravos de notificação compulsória no país
Os SISTEMAS SENTINELAS são uma importante estratégia de informação para a Vigilância Epidemiológica através da organização de redes constituídas por diversas fontes de notificação, voltadas para o estudo dos problemas de saúde prevalentes
De suma importância, as DEFINIÇOES DE CASOS tornam comparáveis os critérios diagnósticos que regulam a entrada dos casos no sistema de vigilância epidemiológica, sejam suspeitos, prováveis, confirmados ou descartados
As informações das epidemias e agravos inusitados chegam até os diferentes níveis do sistema de Vigilância Epidemiológica por e-mail e comunicações oficiais, não sendo aceitas notificações por outras fontes como imprensa ou redes sociais
A definição de caso de uma doença ou agravo não se modifica ao longo do tempo, pois isso poderia causar danos ao processo de investigação dos casos
Páginas: 1234